sábado, 4 de janeiro de 2014

RELATÓRIO DA JORNADA PEDAGÓGICA 2014

Com o Tema: Avanços e Desafios na Consolidação da Educação Pública e Qualidade: O Direito do Aluno Aprender, a 13ª DIRED apresentou a sua Jornada Pedagógica para 2014, com momentos de estudos, proporcionando aos docentes, coordenadores, gestores e técnicos uma reflexão sobre a prática pedagógica, avaliação, construção de metas e a descoberta de propostas avaliadoras de trabalho que propiciem ao estudante o que lhe é de direito.
A escola é um espaço de múltiplos e diferentes saberes, onde nossos alunos tem acesso ao conhecimento, construindo valores e adquirindo saberes necessários ao exercício da sua cidadania. Tivemos um omento para avaliarmos as ações desenvolvidas em 2013 e elaboração de metas para 2014.
Na ocasião, a diretora Raimunda Ferreira Freire saudou a todos os presentes a agradeceu aos Secretários de Educação dos Municípios que estavam presentes, desejando que quele dia fosse de partilhas e ganhos de saberes. Em seguida foi lido a reflexão: O tempo que Tenho. Motivar foi a palavra de ordem nesse Encontro. Precisamos ser estimulados a evoluir profissionalmente, nos comprometendo com a causa educativa, fazer o que é de nossa responsabilidade.
Após esse momento de reflexão, os participantes foram divididos em salas temáticas, trabalhando os temas: TECNOLOGIA: Novas Tecnologias para a Inovação Pedagógica; CURRÍCULO: A Qualidade da Educação na Perspectiva de um Currículo Inovador e LEITURA E LETRAMENTO: A Escola como um Espaço Privilegiado para Despertar o Gosto pela Leitura e Letramento. Em seguida foram dadas orientações básicas para a construção coletiva das metas para 2014, abrangendo os seguintes aspectos: Missão, Visão, Princípios, Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas. 
No período vespertino, foi realizada uma Palestra com a Secretária de Educação do Estado, Betânia Leite Ramalho, que abrilhantou a nossa Jornada com seus conhecimentos, simplicidade e compromisso, enfocando em seu discurso, o tema: Currículo e Expectativas de Aprendizagens no Novo Contexto de educação do Século XXI. relatou então, que não somos obrigados a saber de tudo, mas somos obrigados a estarmos juntos, nos fazendo assim, enxergar que o aluno de hoje aprende com autonomia por que a tecnologia dá acesso a quase tudo. Que a escola não é mais de anos atrás e nós precisamos acompanhar o processo de evolução e transformação, modificando profundamente a estrutura do ensino, das aprendizagens e da educação no contexto escolar. Ressaltou que, promover o pensamento estratégico é um dos nossos desafios e que a escola precisa ter alegria, ser um ambiente estimulador para atrair os nossos jovens alunos. Precisamos desejar fazer e termos uma visão crítica, inovadora, autônoma e empreendedora. O mundo está evoluindo de uma forma bastante acelerada e precisamos andar no mesmo ritmo para que não haja descompasso. A chave do sucesso é a perseverança. Sigamos em frente, concluiu a nossa Secretária.
Após a sua fala, a mesma convidou os jovens cientistas da Escola Estadual Zenilda Gama, através de uma conversa descontraída, estimulando-os a buscarem crescer, a conhecer cada vez mais.
A Jornada Pedagógica para 2014, encerrou-se com a diretora da DIRED enfocando a necessidade de elaborarmos um planejamento estratégico que venha estabelecer caminhos para se chegar ao que de pretende e que o gestor precisa se envolver com as ações da escola e unir todos com os mesmos propósitos e objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário