quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PALESTRAS SOBRE O USO DO TABLET EDUCACIONAL E DO SIGEDUC

Está sendo realizado palestras nas escola estaduais sobre a importância do uso das tecnologias em sala de aula, enfocando o uso do Tablet Educacional e do Sistenma SIGEduc, pelas técnicas do NTE da 13ª DIRED.

Já foram realizadas palestras nas escolas: 
  • Escola estadual Prof. Antonio Dantas/Apodi - dia 21/08 (Cláudia Câmara)
  • Escola Estadual Ferreira Pinto/Apodi - dia 22//09 (Cláudia Câmara)
  • Escola Estadual Gerson Lopes/Apodi - dia 24/09 (Cláudia Câmara)
  • Escolas Estaduais Sebastião Gurgel, Lourenço Gurgel, Maria Sílvia e Antônio Carlos/Caraúbas - dia 29/09 (Cláudia Câmara e Francilene Santiago)
  • Escolas Estaduais Francisco de Assis Pinheiro, Francisco Pinto e Praxedes Martins/Itaú - dia 29/09 (Cláudia Câmara e Francilene Santiago)

FINAL DOS JERNS EM NATAL

A 13ª DIRED parabeniza a Escola Estadual Antonio Francisco, de Felipe Guerra, pela conquista do 1º lugar nos JERN's - fase Natal, na modalidade de Futebol de Areia Mirim e 3º lugar, na modalidade de Futebol de Areia Infantil. Parabenizamos também, a Direção da escola e o Professor de Educação Física, Céliton Brito, pelo apoio e incentivo aos jovens na prática de atividades esportivas.


                     
 1º lugar,  na modalidade de Futebol de Areia Mirim


3º lugar, na modalidade de Futebol de Areia Infantil

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

II SEMINÁRIO PARA GESTORES DA REDE ESCOLAR ESTADUAL - LANÇAMENTO DA MATRÍCULA ANTECIPADA 2014



No dia 17 de Outubro, foi realizado o II Seminário para gestores da Rede Escolar Estadual, com o Tema: O Papel do Gestor Frente à Escola para Todos.
O Seminário teve como objetivos:

  • Refletir com gestores e técnicos das DIRED da Rede Escolar Estadual, a importância do seu papel na construção da escola aberta às diferenças;
  • Informar acerca da organização da MATRÍCULA ANTECIPADA para 2014;
  • Compreender a importância da ação - matrícula Antecipada - para a organização da escola e estruturação da rede de apoio no sistema educacional - Secretaria e Escola.
O Evento contou com a Palestra: O Papel do Gestor Frente à Escola para Todos, ministrada pelo Secretário Adjunto Prof. Joaquim Juraci.
Também, com o Painel: O Gestor na Atuação da Escola Inclusiva - Relatos de experiências - Gestores
Exposição - Matrícula Antecipada - 2014, com a professora Márcia Maria Ribeiro
e o encerramento com a entrega do material informativo.

ARTICULAÇÃO PARA MATRÍCULA EJA-CAMPO

De acordo com a resolução 48/2012 - que estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática de recursos financeiros aos estados, municípios e Distrito Federal para manutenção de novas turmas de Educação de Jovens e Adultos, a partir do exercício 2012. Considerando a necessidade de desenvolver ações integradas entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal para garantir aos jovens e adultos o acesso e permanência no ensino fundamental e médio; a necessidade de ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos às populações do campo, quilombolas e indígenas e a educação como estratégia para o desenvolvimento da agricultura familiar e para o fortalecimento da sustentabilidade sócio-ambiental. 
Fizemos reuniões no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, tendo como presidente Edilson, com o intuito de fazer mobilizações para as inscrições dos jovens e adultos no Programa Eja-Campo. Foram articuladas duas reuniões: Uma na Comunidade de Água Fria, que foi realizada às 9h da manhã, do dia 20 de Outubro, na qual deixamos um representante social da Comunidade para fazer as inscrições.
Na tarde do mesmo dia, às 14h, houve a outra reunião, no Sítio do Góis. Nessa Comunidade ficaram dois representantes para realizarem as inscrições.
Ambas as Comunidades se responsabilizaram de fazerem as matrículas e trazerem para a DIRED até quinta-feira, dia 24 de Outubro.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

II CONFERÊNCIA REGIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE - CNIJMA



A 13ª DIRED/Apodi-RN realizou no dia 1º de Outubro de 2013, no Auditório da Escola Estadual Prof. Antônio Dantas, a II Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, onde vários jovens entre 11 e 14 anos, vieram defender seus Projetos de Meio Ambiente, escolhidos nas Conferências de suas escolas. 
Foram escolhidos 04 Projetos de cada subtema: Terra, Água, Fogo e Ar e 08 delegados, que representarão as escolas públicas estaduais e municipais,  e privadas, pertencentes a circunscrição da 13ª DIRED, na II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Natal, que será realizada no final de Outubro de 2013.
A Conferência foi um importante momento de discussões entre os jovens, onde eles apresentaram suas ideias a respeito de como tornar as escolas mais sustentáveis. Das 31 escolas que realizaram suas Conferências, 28 participaram da Conferência Regional

Segue a relação das escolas com seus delegados que irão representar a 13ª DIRED na grande Conferência Estadual:

E. E. Gerson Lopes (Apodi) - Maria Eduarda Ferreira Gurgel
E. E. Josué de Oliveira (Caraúbas) - Marcela Alves de Oliveira
E. E. Antônio Francisco (Felipe Guerra) - Aires Kennedy de Silva Amorim
E. M. José Porto de Queiroz (Itaú) - Maria Helena Fernandes Passos
E. M. José do Patrocínio Barra (Felipe Guerra) - Jonathan Calebe Moura Avelino
E. M. Maria de Lourdes Cavalcante ( Rodolfo Fernandes) - Lívia Maria Alves Macedo
E. M. Gregório Batista de Morais (Caraúbas) - Adelino Vinícius Sena Nogueira
E. E. Severiano Melo (Severiano Melo) - Pedro Henrique Basílio Macedo














































JORNADA PEDAGÓGICA 2013.4

A 4ª Jornada Pedagógica da 13ª DIRED-Apodi, foi realizada no dia 10 de Outubro, no Auditório da Escola Estadual Prof. Antônio Dantas, com o tema: A Importância da Liderança Pedagógica no Fazer Escolar.

Segue abaixo o resumo do Evento:

JUSTIFICATIVA
Objetivando cumprir com as normas básicas proposta pela SEEC-RN, para o ano letivo de 2013, que garante a realização de quatro Jornadas Pedagógicas e que enquanto técnicos da 13ª DIRED entendemos seu significado junto a cada escola da nossa circunscrição.
A Jornada foi planejada considerando as intervenções, encontros pedagógicos e monitoramentos realizados pela equipe administrativa e pedagógica desta DIRED, que continuam com os objetivos propostos para o ano letivo em curso. Acreditamos que com as jornadas realizadas contribuímos para a continuidade do fazer pedagógico e administrativo das escolas, os quais estão realizando as ações previstas e significativas na construção do processo de ensino aprendizagem.

OBJETIVO
Fortalecer o fazer técnico pedagógico e administrativo das escolas da circunscrição da 13ª DIRED, refletindo nossas práticas buscando fazer a diferença no desempenho das aprendizagens.

PÚBLICO
Gestores, Equipes Pedagógicas e Professores.

PROGRAMAÇÃO
8h às 13h
Abertura: Raimunda Ferreira Freire - Gestora da 13ª DIRED
Palestras:
1 - A Importância da Liderança Pedagógica no fazer Escolar 
Palestrante: Socorro Felipe e Auxiliadora Souza

2 -  A Interação das tecnologias nas Práticas Pedagógicas
Palestrante: Cláudia Câmara

3 - Informações administrativas - SIGEduc / CPF e SAGEP
Raimunda Ferreira Freire

4 - Trabalhando as Avaliações Externas da Educação Básica
- Provinha Brasil/ Prova Brasil/ ANA - Silvana Diógenes e Nega Soares
- SAEB/Prova Brasil - Elisângela Nunes e Flávia Cristina
- ENEM - Francilene Santiago e Marcos Magalhães


"A boa educação é moeda de ouro em toda parte tem valor" ( Padre Antônio Vieira)
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fazem" ( Jean Piaget)

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NOVAS PREMIAÇÕES DO PROJETO "USO DA CERA DE ABELHA NO REVESTIMENTO DE FRUTOS"

Informamos que o Projeto "Uso da cera de Abelha no Revestimento de Frutos", da Escola Estadual profª. Maria Zenilda Gama de Oliveira - 13ª DIRED - Apodi, foi contemplado com 02 (duas) Premiações na FENECIT  (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologias) em Recife, realizado de 01 a 05/10: Classificado em 2º lugar, na categoria Ciências Agrárias e a outra premiação foi o Credenciamento do MOCINN (Movimento Científico Norte e Nordeste) que será realizado em 2014,  em João Pessoa - Paraíba.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA DIRETORA DA 13ª DIRED

Hoje foi oferecido um lindo café da manhã em homenagem ao aniversário da Diretora da 13ª DIRED, Raimunda Ferreira Freire. Na ocasião, ela agradeceu os parabéns e a bela homenagem e aproveitou para convidar todos para a celebração que irá acontecer à noite na sua residência.
Parabéns todo especial de todos que fazem parte dessa instituição. Que Deus esteja presente em cada momento de sua vida.