quarta-feira, 4 de setembro de 2013

XVIII ENCONTRO ESTADUAL DO PROLER

No dia 28 de Agosto foi realizado o XVIII Encontro Estadual do PROLER, Por Um RN Mais Leitor, no Auditório Angélica Moura, em Natal, das 09h às 17h. Teve como tema: Políticas públicas do livro e leitura. Na oportunidade, houve o lançamento do Plano Estadual do Livro e leitura. O Evento contou com várias atividades e com palestras. A  primeira palestra foi ministrada pelo prof. Josef Ballester e pela profª. Noelia Ibarra da Universidade de Valência/espanha, com o tema: Multiculturalidade do ensino da literatura. A segunda palestra, com o tema: Reflexão/relato de experiência acerca da formação de leituras, foi ministarda pelo prof. Constaantin Xypas da Universida Oeste da França.

Resumo do Folder:
Apresentação
A leitura e a escrita constituem a base do desenvolvimento do pensamento e das ações das sociedades modernas. São instrumentos de conhecimento, reflexão, expressão, contribuindo para a autonomiado cidadão e da sociedade.
Levando em conta esse papel de destaque que a leitura e da escrita assumem no desenvolvimento do do indivíduo e nas transformações necessárias da sociedade para a construção de um projeto de mundo com uma organização social mais justa, que promova a inclusão social dos potiguares no que diz respeito a bens, serviçõs e cultura, garantindo-lhes uma vida digna e a estrutura de um estado, economicamente, viável, evidencia-se a necessidade de que o Rio Grande do Norte se torne um Estado Leitor.
Para o cumprimento desse intento, o Rio Grande do Norte, através da Secretaria de estado da Educação e Cultura e da Secretaria Extraordinária de Cultura, busca, com a criação desse Plano Estadual do Livro e Leitura do Estado do Rio Grande do Norte (PELL/RN), converter esse tema em política pública, mediante a articulação dos esforçõs desenvolvidos pelos diversos atores sociais.

Participantes:
Agentes de leitura, regentes de biblioteca, professores, articuladores pedagógicos, gestores, Bibliotecários, técnicos das DIRED e SEEC.

Objetivo:
Assegurar e democratizar o acesso ao livro e à leitura a toda a sociedade, com base na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis para que o ser humano possa desenvolver plenamente suas capacidades.

Mensagem final
Quem lê aumenta seu repertório de atuação sobre o mundo em sua volta. E, naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam. É preciso dar conta do texto do mundo, e como dizia Paulo Freire, ante a este mundo enigmático, nós precisamos aprender a dizer a nossa própria palavra. Nesse sentido, a palavra autonomia perpassa todas as ações na promoção da leitura. Um governo preocupado com o empoderamento de seus cidadãos (...) investe em livros, em leitura. Isso porque entende que a leitura não só qualifica a relação com as outras áreas da cultura como também qualifica a relação do indivíduo com a saúde, com o mundo do trabalho, com o trânsito e a cidade, com o ambiente natural e social, possibilitando a superação de limitações físicas e simbólicas. PNL 2010, p. 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário