quarta-feira, 21 de agosto de 2013

7º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E LEITURA - SEL


Educação e Leitura: desafios e criatividade

Neste seminário, convidamos a todos os participantes: professores, pesquisadores, estudantes, gestores e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento deste país a colocarem suas ideias, suas reflexões, seus encaminhamentos e suas críticas a serviço de uma educação que busca criar seus próprios caminhos para os constantes desafios que surgem.
Como sabemos, é preciso cultivar os "grupos criativos" para que mantenham em contínuo processo de elaboração os projetos que desejamos realizar. A proposta deste 7º Seminário Educação e Leitura: desafios e criatividade é a de que, ao criarmos laços de afinidade, estejamos também estabelecendo um forte sentimento de pertencimento que nos coloque em estado de permanente estudo, companheirismo e criticidade para reinventarmos a educação, quaisquer que sejam os entraves que se nos apresentem.
Neste 7º Seminário Educação e Leitura, mantivemos os nove Grupos de trabalhos, que já se estruturaram em eventos anteriores e acrescentamos o Grupo de Trabalho "Educação e literaturas de língua portuguesa". Esse novo GT atende à demanda e especificidade de estudiosos do tema e, procura evidenciar as articulações contemporâneas que ocorrem com as diferentes nacionalidades, que têm na língua portuguesa seu território de realização. Foram também introduzidos os Simpósios coordenados por associações científicas, que assim se apresentam como parceiras do evento. Nesse sentido, o 7º SEL recebe a Associação de Leitura do Brasil (ABL) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) por meio do Grupo de Trabalho Leitura, Literatura Infantil e Juvenil. Procuramos atender ao pedido por mais minicursos, que passam a ser vinte, como espaço privilegiado de qualificação e arejamento de educadores em formação e em serviço, que têm assim a oportunidade de interlocução com especialistas de diferentes instituições do Brasil. Essa configuração é indicadora do papel nuclear que o Seminário Educação e Leitura e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte desempenham na rede das diferentes instituições e dos movimentos que se preocupam em investigar, discutir e promover a leitura no País.
O 7º Seminário Educação e Leitura é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a coordenação do grupo de pesquisa Educação e Linguagem e da linha de pesquisa Educação, linguagem e formação do leitor. Conta com o apoio das seguintes instituições: a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior – CAPES, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, a Fundação de Amparo e Pesquisa do Rio Grande do Norte – FAPERN e das associações científicas: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação; Associação Francofone Internacional de Pesquisas Científica em Educação – AFIRSE; Associação de Leitura do Brasil - ALB, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística – ANPOLL (GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil); e das instituições de ensino superior: Universidade Federal do Ceará por meio do Departamento de Ciências da Informação; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UniFacex. Apoiam o 7º SEL os veículos de comunicação Revista FOCO – Nordeste; Portal AnoteRN.
O 7º SEL conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Centro de Educação da UFRN. Na sua organização e planejamento, contamos com o trabalho de colegas de equipe, alunos de graduação e de pós-graduação, funcionários e voluntários, que, com seu entusiasmo e competência, dão brilho e leveza a mais este evento.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a equipe organizadora do SEL, homenageando os 50 anos da experiência de Paulo Freire, desafiadora e criativa, de alfabetizar adultos em Angicos-RN, em 40 horas, sentem-se honrados em receber a todos para a realização deste 7º Seminário Educação e Leitura.
Aos participantes, agradecemos a presença e a alegria do encontro, desejando convivência harmoniosa, criativa e estimulante.

Objetivos

  • Estabelecer um fórum nacional de discussão entre diferentes pesquisadores sobre investigações realizadas na interface Educação e Leitura;
  • Aproximar os conhecimentos produzidos na universidade da sociedade que os motiva;
  • dialogar com os atores diretamente envolvidos: professores, educadores, em serviço, e em formação, de forma crítica, sobre a temática Educação e Leitura;
  • promover o constante arejamento e atualização das abordagens sobre o tema;
  • fornecer subsídios para políticas públicas na área da educação e da leitura;
  • prestar contas à sociedade dos investimentos feitos em pesquisas a instituições públicas e privadas.

Como Participar

Há três formas de participar do 7° Seminário Educação e Leitura:

  • como ouvinte, com direito a inscrição em um minicurso e participação nas atividades previstas na programação geral do evento;
  • como comunicador de trabalho em Grupo de Trabalho - GT ou em Simpósio Temático, com direito à inscrição em um minicurso e participação nas atividades previstas na programação geral do evento;
  • como docente de minicurso, com direito a participação nas atividades previstas na programação geral do evento.
Obs.: Cada minicurso tem vagas limitadas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
Carga horária total do evento: 30h

Minicursos

A listagem dos minicursos estará disponível entre os dias 05/09 e 30/09.
As inscrições para os minicursos serão abertas apenas para quem estiver inscrito no Seminário Educação e Leitura. Tais participantes NÃO precisarão arcar com custos adicionais para se inscrever.

Grupos de Trabalho

1. Educação, leitura e escrita

Agrupa estudos que discutem aspectos teóricos e metodológicos da leitura e da escrita com ênfase em sua relevância para o desenvolvimento da educação na sociedade contemporânea e no contexto educativo.

2. Educação, leitura e diversidade

Reúne estudos sobre a diversidade em interface com a leitura considerando as necessidades e os interesses dos diferentes leitores na sociedade contemporânea.

3. Educação, leitura, infância e juventude

O grupo aglutina trabalhos que dialogam acerca das práticas leitoras e de ensino-aprendizagem de leitura realizados na educação de crianças e de jovens.

4. Educação, leitura e mídias

Reúne estudos e propostas teórico-metodologicas centrados no uso das mídias nos diversos espaços sociais e educativos considerando as transformações dos meios, dos sujeitos, das linguagens e dos discursos na dinâmica atual.

5. Educação, línguas e literaturas estrangeiras

Neste grupo temático terão espaço as discussões que se referem ao ensino-aprendizagem de línguas e/ou de literaturas estrangeiras, relacionando-as a questões didáticas e educacionais.

6. Educação, leitura e práticas docentes

Agrupa pesquisas e estudos em uma perspectiva teórico-prática da educação e da leitura contribuindo para o debate em torno da formação docente, dos saberes pedagógicos e dos fazeres cotidianos no contexto de comunidades de aprendizagens.

7. Educação e literatura

Agrega pesquisas e práticas ligadas ao ensino-aprendizagem de literatura e às produções literárias que circulam na comunidade escolar.

8. Educação e espaços de leitura

Agrega trabalhos que debatem sobre os espaços de leitura e suas práticas na família, escola, biblioteca, hospital, comunidade, internet evidenciando-os como lugares de educação leitora e literária, de transformação e interação social e política, de acesso ao patrimônio cultural, histórico, intelectual e midiático.

9. Educação, leitura e ciências

Este grupo visa reunir estudos que entrecruzam a leitura e as diversas ciências em uma proposta educacional interdisciplinar/transdisciplinar e contemporânea como: leitura e matemática; leitura e neurociências etc...

10. Educação e literaturas de língua portuguesa

Agrupa trabalhos de pesquisa relacionados com o ensino e aprendizagem das literaturas de países de expressão portuguesa.

Simpósios

1. A pesquisa universitária sobre a leitura e sua destinação social – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil

Coordenadora: Alice Áurea Penteado Martha (UEM)
Vice-Coordenadora: Vera Teixeira de Aguiar (PUC- RS)

2. Palavras e imagens: leituras experimentais
Associação de Leitura do Brasil (ALB)

Coodenadora: Alik Wunder (PUC Campinas)
Vice-coordenadoras: Alda Romaguera (Universidade do Vale do Sapucaí - Univás - MG) e Davina Marques (IFSP)

3.Escritas de si: Modos de narrar, ler e se formar
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação (ANNHIVIF)
Association Internationale des Histoires de Vie en Formation (ASIHVIF)
Rede Internacional América Latina - Europa (BioGrafia)

Coordenadores: Maria da Conceição Passeggi (UFRN); Elizeu Clementino de Souza (UNEB); Verbena Cordeiro (UNEB)
Vice-coordenador: Cristóvão Pereira de Souza – (UFRN

4. Usos de linguagens e novas tecnologias para ampliação da leitura e escrita
Associação Brasileira de Linguística-ABRALIN

Coodenadores: Maria da Penha Casado Alves (UFRN); Lucrécio Araújo de Sá Júnior (UFRN)
5. Educação especial, linguagens e práticas leitoras 

Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE Seção Brasileira

Coordenação: Maria Salonilde Ferreira - UFRN
Vice-Coodenação: Liomar Queiroz - UFRN - Marlucia Barros Lopes Cabral - UERN

6. Educação etnomatemática como leitura do mundo
Associação Brasileira de Etnomatemática- ABEM

Coordenadores: Iran Abreu Mendes (UFRN); Maria do Carmo Santos Domite (USP).

Avaliação dos Trabalhos

A avaliação dos trabalhos será realizada pela Comissão Científica do 7º SEL, formada por professores, pesquisadores-doutores de instituições acadêmicas que desenvolvem estudos e pesquisas nas áreas de Educação e de Leitura. Na avaliação, serão considerados os seguintes critérios:
  • relevância do trabalho;
  • consistência e rigor na argumentação;
  • contribuições para avanço na área;
  • adequação à norma padrão da língua.
Os aceites dos trabalhos serão divulgados na área restrita dos inscritos, em fluxo contínuo, conforme os prazos previamente definidos.
Os trabalhos que não obedecerem às normas estabelecidas não serão avaliados.
Caso o trabalho não seja selecionado, a taxa de inscrição não será devolvida.
Os resumos dos trabalhos aceitos serão publicados no site do evento, distribuídos de acordo com o GT ou Simpósio escolhido.

Observações Importantes

Cada inscrito poderá enviar para análise seus trabalhos como autor principal ou em co-autoria. As taxas de inscrição serão cobradas por autor e não por trabalho.
Para o trabalho ser aceito e publicado, todos os autores e co-autores deverão pagar a taxa de inscrição.
Os trabalhos completos serão recebidos após o envio de resumos, conforme os prazos divulgados no site do evento.
Exigir-se-á a presença de um autor do trabalho para a sua apresentação.
Os prazos para inscrição de trabalhos (Sessão de Comunicação/Simpósio; Minicursos), bem como para divulgação dos resultados, estão definidos no cronograma do evento.
A inscrição de trabalhos no evento dá, ao 7º SEL, direitos de publicação dos textos.

Para maiores informações e inscrição, visite o site www.seminarioeducacaoeleitura.com.br
Fonte das informações: www.seminarioeducacaoeleitura.com.br

Datas Importantes

  • 01/05 a 30/06
    Primeira chamada de inscrição como ouvinte.
  • 1/05 a 31/05
    Primeira chamada de trabalhos e de minicursos.
  • 01/06 a 30/06
    Segunda chamada de trabalhos e de minicursos.
  • 01/07 a 30/09
    Última chamada de inscrição como ouvinte.
  • 01/07 a 31/08
    Última chamada de trabalhos e de minicursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário