quarta-feira, 12 de junho de 2013

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

     Nos dia 10 de Junho, foi realizado a Conferência Intermunicipal de Educação, na cidade de Mossoró/RN, com destaque para a 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), resultado de profícua parceria entre os sistemas de ensino, os órgãos educacionais, o Congresso Nacional e a sociedade civil. O evento faz parte de uma série de encontros que estão acontecendo em nove municípios potiguares. O auditório do Hotel Villa Oeste ficou lotado de educadores de vários municípios da região. 
    O evento teve a participação de várias autoridades, dentre as quais destacamos: Cláudia Regina (Prefeita de Mossoró); Profª. Dra. Márcia Maria Gurgel (Coord. do Fórum Estadual de Educação); Francisco Carlos (Vereador, representante do Legislativo mossoroense); Profº. Dr. Pedro Fernandes (Futuro Reitor da UERN); Júnior Souto (Representante da Deputada Federal Fátima Bezerra); Profª. Ieda Maria Araújo (Secretária de Educação de Mossoró/RN); Profª. Magali Delfino (Diretora da 12ª DIRED/Mossoró); Profª. Raimunda Freire (Diretora da 13ª DIRED/Apodi); Profª. Sirleyde Dias (Presidente do Conselho Municipal de Educação de Mossoró/RN); Profº. Vicente Faustino (UNDIME); José Teixeira (SINTE/RN); entre outros. A Diretora da 13ª DIRED, Raimunda Freire, participou ativamente como coordenadora de mesa (fonte: http://www.caraubashotnews.com.br).
    O objetivo maior foi promover as discussões dos Eixos relacionados ao Plano Nacional de Educação, a partir da formação dos Grupos de Trabalho, bem como escolher os Delegados que participarão da etapa estadual da referida Conferência.
    O Documento Final do Conae/2010, resultado da construção coletiva desencadeada pela decisão política de submeter ao debate social a instituição do Sistema Nacional, que assegurasse a articulação entre os entes federados e os setores da sociedade civil, apresentou diretrizes, metas e ações, na perspectivas da democratização, da universalização, da qualidade e da diversidade e se constituiu em marco histórico para a educação brasileira na conteporaneidade, deliberando as bases e diretrizes para o novo Plano Nacional de educação. 
Visando à realização da Conferência e à participação de múltiplos atores sociais e políticos, com o propósito de adensar os debates e proposições, o Fórum Nacional de Educação, órgão de Estado responsável pela convocação, planejamento e coordenação das conferências nacionais de educação, aprovou a realização da II Conae, em Brasília, em 2014, precedida de Conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital.
    Durante o Evento, o Documento-Referência foi apresentado e discutido através de seus sete eixos: I - O Palno Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; II - Educaçãop e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Dreitos Humanos; III - Educação: Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; IV - Qualidade da Educação: Democratização dp acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; VI - Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, remuneração, carreira e Condições de Trabalho; e VII- Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário