quarta-feira, 24 de abril de 2013

FORMAÇÃO PROJETO CIENTÍFICO

Na sexta-feira, dia 19 de Abril, foi realizada mais uma Formação do Projeto Científico, para professores que irão participar da III Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, com o intuito de prepará-los para orientar seus alunos na escolha do Tema e da problematização a ser trabalhada.


A Formação foi efetivada pela Professora da UERN/Pau dos Ferros, Simone Cabral e contou com um grande número de participantes.

Algumas orientações para os professores orientarem seus alunos no desenvolvimento dos Projetos:

1. Como participar?
  • 1 professor orientador
  • 3 alunos
  • 1 multiplicador (graduando)
2. Tempestade de ideias

 Grupos de ± 4 pessoas
1 responsável por anotar TODAS as perguntas
  • Muito importante que NÃO haja julgamento sobre e tentativa de resposta as perguntas.
3. Perguntas
  • Ser clara e precisa
  • Estar delimitada a uma dimensão viável
  • Não envolver julgamento de valor
  • Ser suscetível de solução
4. Respostas
  • Palpite inicial: Hipótese
    Qual é a sua aposta?
    Toda pesquisa precisa de hipótese?
5. Testar a hipótese
  • Experimentação: diferencia a ciência de outras formas de conhecimento
  • Controle
  • Repetibilidade
  • Casualização
6. Papel do orientador
  • É o apoio;
  • Verifica se o projeto é viável, se é ético;
  • Indica caminhos, contatos, bibliografia; Responsável pela segurança do aluno, acompanha as práticas;
  • Efetua as correções do projeto e do relatório;
  • Auxilia o aluno na questão da documentação necessária para o “Comitê de Revisão Científica e Feiras”;
  • Verifica o caderno de campo e faz sugestões, etc.

IMPORTANTE
-Observar questões de ética, segurança, meio ambiente, observar normas dos órgãos municipais, estaduais, federais,
-Todas as fotos, principalmente envolvendo pessoas  e animais, respostas de questionários, entrevistas, dados de empresas  devem ter autorização por escrito para a publicação (Formulários específicos).

DIÁRIO DE BORDO

- datas e locais das investigações;
- registro detalhado e preciso dos fatos,
dos passos, das descobertas, das novas
indagações;
- registro dos testes e resultados;
- entrevistas e consultas às pessoas-fonte;
- referências bibliográficas,etc.

site: www.cienciarn.com.br













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