quarta-feira, 3 de abril de 2013

ENCONTRO COM GESTORES E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO

No dia 01 de Abril foi realizado um Encontro com a participação de Gestores Escolares e Secretários Municipais de Educação, com o objetivo de Integrar o Sistema Educacional de Ensino das redes públicas, ampliando as possibilidades de melhorar o desempenho das atividades escolares e a aprendizagem dos alunos.

O Encontro teve como pauta:
  • Boas vindas;
  • Apresentação do Projeto da Feira de Ciências - Dª Simone Cabral;
  • Orientação do Plano de Gestor - profº Marcos magalhães e Profº Elmo Alves;
  • Avaliação do Censo Escolar 2012 - Técnicos Jonas Filho e Jânia Carvalho;
  • UAB: Polo Apodi - Raimunda Ferreira Freire;
  • PDE Interativo - Elisângela Nunes;
  • Informações Gerais
  1. A Drª. Simone Cabral enfatizou a importância de trabalhar com projetos científicos no espaço escolar, pois favorece a melhoria das condições de aprendizagem, estimulando a aplicação prática de reflexões teóricas por meio de intervenções efetivas na sala de aula. 
  2. Jonas Firmino e Jânia Carvalho falaram da necessidade da avaliação do Censo Escolar 2012, por meio do Educacenso que é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor e da Escola. Pediram a colaboração dos Diretores para auxiliarem os técnicos responsáveis por fazer o censo escola, a fim de agilizar o processo e facilitar  o acesso às informações.
  3. Elmo Alves e Marcos Magalhães repassaram as orientações do Plano Gestor, onde a CONSED - Conselho Nacional de Secretarários de Educação, disponibiliza através do site: premiogestaoescolar.com.br, os direcionamentos para as escolas fazerem seu cadastro, inscrição e atualização das informações acerca da Escola, fazer um raio-x. Por que, para se ter uma escola por excelência, é preciso ter o Plano de Ação, fazer registros, tirar fotos, arquivar todas as ações positivas desenvolvidas pela escola.
  4. Raimunda Ferreira Freire falou sobre a UAB - Polo Apodi, onde enfatizou a necessidade de fazer um levantamento de quais Cursos podem ser oferecidos, já que depende da demanda para que os cursos sejam criados e efetivados.
  5. Elisângela Nunes informou que o PDE Interativo já se encontra aberto e que é preciso que os diretores façam o Plano e enviem para o MEC avaliar as necessidades existentes. O PDE Interativo é uma ferramenta que vai ajudar na gestão escolar e na qualidade da aprendizagem do aluno, pois é ele que dá o perfil da escola e suas necessidades.
  6. É preciso fazer a prestação de contas do Programa Mais Educação 2012 para poder receber os recursos de 2013
  7. Fazer a inscrição de educação física até o dia 30 de abril no site da CODESP: codesp.educacao.rn.gov.br.














Nenhum comentário:

Postar um comentário