quinta-feira, 4 de abril de 2013

CINQUENTENÁRIO DE PAULO FREIRE EM ANGICOS

Esse ano é comemorado os 50 anos da experiência de educação de jovens e adultos, desenvolvida pelo educador pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira, no município de Angicos. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a comissão do Projeto Paulo Freire 50 anos e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, programaram conferências e apresentações culturais nos dias 2 e 3 de abril.
No dia 02/04, no auditório do Campus Angicos da UFERSA, houve a apresentação do cordelista Hailton Mangabeira, assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire e lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos, Dr. Marcos José de Castro Guerra, realizou  uma conferência com o tema: “AS 40 HORAS DE ANGICOS: VÍTIMAS DA GUERRA FRIA?”. Apresentações teatrais, exibição do filme “40 horas de Angicos” e documentário produzido pelo núcleo de referência da História e Memória da EJA/UFRN, com entrevistas a ex-alfabetizandos.
No dia 03/04, também no auditório do campus Angicos da UFERSA, houve o lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA), numa Edição Especial intitulada “Angicos 50 anos depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas 40 horas”. depois, os professores Moacir Gadott, do Instituto Paulo Freire, e Joaquim Alcoforado, da Universidade de Coimbra/Portugal  comandam a mesa redonda sobre a influência de Paulo Freire nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal. Também, houve o círculo de cultura, com relatos das experiências dos coordenadores dos círculos de cultura e educandos das 40 horas.
Informações colhidas nos endereços eletrônicos: http://www.defato.com e http://www.sociedadeativa.net

O Evento também contou com a presença da Secretária de Educação do Estado Betânia Ramalho e a Diretora da 13ª DIRED Raimunda Ferreira Freire.

























--> --> --> -->

Nenhum comentário:

Postar um comentário