domingo, 2 de setembro de 2012

Formação Continuada de Gestores Escolares






Com a eleição direta para a escolha dos gestores escolares, o Governo do Estado assume a responsabilidade de promover a formação continuada dos gestores. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação realiza até a próxima quinta-feira (30), no auditório do Praiamar Hotel, a segunda etapa do curso de formação continuada dos gestores eleitos para o biênio 2012/2013, envolvendo 600 pessoas.

Na manhã desta terça-feira (28), a formação foi aberta com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária de Educação, Betania Ramalho. Na ocasião, a governadora lembrou que os gestores foram eleitos pelos que fazem a comunidade escolar. "Eles confiaram em vocês, que agora assumiram uma grande responsabilidade. Assim como é a minha.", ressaltou a governadora.

"É preciso reconhecer que existe um esforço do governo para tentar mudar o quadro em que encontramos a Educação e estamos mudando, mas para isso precisamos caminhar juntos. E daqui a alguns anos, eu quero lembrar que foram os gestores e diretores das escolas que me ajudaram a dar um salto na Educação do Estado. Trabalho dá, mas desejo que sua escola seja uma escola forte, para que a nossa Educação seja respeitada e valorizada.", concluiu Rosalba Ciarlini.

Já a secretária de Educação, lembrou que os gestores se candidataram aos cargos por livre e espontânea vontade e que eles tem um papel decisivo. "Precisamos reconstruir a escola pública, refletindo a partir do papel que cada um de nós devemos assumir neste processo, nossa responsabilidade. Não é qualquer um que pode assumir o comando de uma escola e fazer com que o processo de ensino/aprendizagem aconteça de verdade.", ressaltou a professora.

Ela ressaltou ainda o papel da governadora no processo de reconstrução da Educação do Estado. "A governadora não tem medido esforços, porque tomou a Educação como prioridade. E se eu estou a frente da secretaria hoje, diante do quadro que sabíamos que existia, é porque vislumbramos um salto qualitativo , com o total apoio dela. Se não fizemos mais até agora é pela ineficiência do processo burocrático que envolve o serviço público e que todos nós conhecemos.", continuou a professora.

Betania Ramalho ressaltou ainda que os novos gestores irão acompanhar a chegada de várias ferramentas às escolas nos próximos meses, que auxiliarão no processo de Ensino/Aprendizagem.

"Exemplo disso é a compra de 146 novos ônibus, que já começaram a chegar, a implementação do SIGEduc e a entrega de tablets para todos os professores do Ensino Médio, assim como as lousas interativas.  Também precisamos de uma renovação completa da rede elétrica das escolas, para a chegada desses equipamentos, e a UFRN já está fazendo um levantamento da rede de banda larga, que também precisa ser ampliada.", concluiu a secretária.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, também participou da solenidade de abertura e falou que a formação é importante. "É importante, mas é apenas um dos passos de um processo que deve terminar na escola, com o gestor traduzindo o que aprendeu em realidade concreta. O processo termina com as ações empreendidas no interior da escola.", destacou a professora.

"O desafio de consolidar uma educação democrática e de qualidade, que estimule uma consciência, aumenta as responsabilidades dos gestores envolvidos no processo educacional, bem como de toda a comunidade escolar. Nesse contexto, rigor e competência são exigidos aos educadores, em especial aos gestores, no papel de agentes transformadores da realidade social", concluiu Elizabeth Jácome, responsável pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais da Educação - CORE, da SEEC.

Os gestores das Escolas Estaduais da circunscrição da 13ª DIRED de Apodi, estiveram presentes juntamente com a diretora Raimunda Ferreira Freire e a Técnica responsável pela coordenação de gestão Escolar Elisângela Nunes.










 Nossa diretora Mundinha.

Um comentário: