quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Agosto da Alegria inicia as atividades nesta quarta-feira





A segunda edição do Agosto da Alegria, organizado pela Secretaria Extraordinária de Cultura (Secult) e Fundação José Augusto (FJA), começa as atividades nesta quarta-feira (08), no Teatro Alberto Maranhão. A festa vai ter o nome “É festa para Deífilo”, que vai homenagear o folclorista Deífilo Gurgel. Evento vai durar 40 dias.

Confira a programação do Agosto da Alegria de 2012

Será investido R$ 1 milhão em palco, iluminação, shows, exposições, palestras, exibição de produção audiovisual, apresentação teatral, dança e grupos folclóricos em vários pontos da cidade. Também terá cursos e oficinas sobre gestão cultural e musical. Serão, ao todo, cerca de 600 eventos.

Também vai contar com a participação de 160 grupos folclóricos e 18 mil participantes. A programação será dividida em 11 eixos temáticos e se espalhará por 35 pontos da capital.

No primeiro dia de Agosto da Alegria terá exibição do documentário “Conversa com Cascudo”, dirigido por Walter Lima Júnior, e apresentação de dança Araruna no Museu de Cultura Popular (antiga rodoviária, localizado na Praça Augusto Severo).

Na Zona Norte, às 16 horas, terá o cortejo em homenagem a Deífilo Gurgel que sairá da Escola Estadual Valter Pereira e o ponto de chegada será na Escola Estadual, Iapissara Aguiar.

No Teatro Alberto Maranhão, às 17 horas, vai ter apresentações culturais na calçada do teatro, Orquestra de violinos da Casa Talento, grupo Charanga do Riso, Rosa de Pedra e apresentação do Vozes Sinfônicas.

E, terá lançamento de 12 livros que foram selecionados no edital ‘Publicações’ da Fundação José Augusto, divulgação do resultado do edital Chico Traíra e lançamento da plaquete em homenagem a Deífilo Gurgel. A Governadora Rosalba Ciarlini estará presente na solenidade de abertura.

Além das apresentações culturais, o evento vai ter debates que vai debater as questões culturais em todo Brasil. No primeiro dia de Agosto da Alegria, por exemplo, vai ter uma Roda de Conversar em que representantes das secretarias de Turismo, Cultura e organização das festas dos estados do Pará, Santa Catarina e Maranhão falarão do Círio de Nazaré, Oktoberfest e Os Bois do Maranhão.

Além do Governo do Estado, o Agosto da Alegria vai contar com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Potiguar (UnP), Fundação Nacional das Artes (Funarte), Fundação Joaquim Nabuco e Forró da Lua. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário