sábado, 9 de junho de 2012

Seminário Estadual de Articulação com os Sistemas de Ensino






A Secretaria de Estado da Educação realizou   nos dias 5 e 6 de junho, no auditório do Hotel Praiamar, em Natal,o primeiro Seminário Estadual de Articulação com os Sistemas de Ensino do Rio Grande do Norte. O objetivo é fomentar o regime de colaboração entre Estado e Municípios, pactuando políticas e estratégias comuns, colaborar para a criação do Sistema Único de Educação e construir um padrão de qualidade educacional no Estado.


Na terça-feira, 5, a programação começou às 8h30 com o credenciamento e a entrega do material. Das 9h ao meio-dia houve palestra com o professor Antônio Roberto Lambertucci, diretor da SASE/MEC, sobre “Valorização e Profissionalização do Magistério”.

 Das 14h às 15h, a secretária de Educação, Betânia Ramalho, fez palestra com o tema: “Articulação Estado e Municípios: Educação Básica como responsabilidade de todos.” As atividades do primeiro dia foram encerradas com uma reunião para discutir as competências e demandas da nova Coordenadoria de Articulação com os Sistemas de Ensino da SEEC.

Na quarta-feira, 6, também houve palestra sobre “Valorização e Profissionalização do Magistério”, com o Secretário Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação, Arnóbio Marques.
Das 14h às 17h, encerrando o seminário, foi a vez da diretora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Isabel Pessoas, que falou sobre Formação Docente na Educação Básica.


Participam do evento secretários municipais de Educação, membros do Fórum Estadual de Formação Continuada, representantes da União Nacional dos Dirigentes da Educação (UNDIME) e técnicos da SEEC. 



A diretora da 13ª DIRED, Raimunda Ferreira Freire ficou feliz com a participação de alguns secretários Municipais de Educação dos municípios pertencentes a circunscrição da 13ª DIRED/Apodi-RN. A mesma agradeceu pessoalmente aos presentes entre eles estavam Izauro Camilo de Oliveira Neto de Apodi, Mirianete Brasil de Itaú, Maria do Disterro Brasil de Araújo de Rodolfo Fernandes.




SEMINÁRIO MARCA CRIAÇÃO DA COASE

A Conferência Nacional da Educação Básica/2008 definiu, com base em princípios constitucionais, a criação do Sistema Nacional de Educação. Além de garantir diretrizes educacionais comuns a todo o território nacional, mantendo as especificidades de cada unidade federativa, o Sistema Nacional de Educação favorece a efetivação do regime de colaboração entre União, Estados e Municípios.

Nesse sentido, a exemplo do que aconteceu no âmbito federal, com a criação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), pelo Ministério da Educação, a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte toma a iniciativa de instituir a Coordenadoria de Articulação com os Sistemas de Ensino (COASE).

De acordo com a professora Rosângela Holanda, responsável pela COASE, essa iniciativa concorre para a instauração de uma base de interconectividade dos atuais sistemas, seus Conselhos e Planos Educacionais, que são os principais instrumentos de gestão desses sistemas, respeitando a autonomia de cada ente federativo e fortalecendo a criação de um Sistema Nacional Articulado de Educação.




Um comentário: