segunda-feira, 25 de junho de 2012

MEC lança rede social voltada para os alunos de todo o país




Educomunicação é a metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem. O conceito, desenvolvido pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Ismar de Oliveira Soares, no final da década de 1990, começa a ser colocado em prática no Brasil. Com essa proposta, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Portal do Aluno, uma rede social que pode ser freqüentada por alunos e professores, compartilhando dúvidas, esclarecimentos, vídeos e áudios que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

Assim como nas redes sociais mais conhecidas, alunos e professores podem fazer amigos, compartilhar conteúdos, criar comunidades de acordo com o interesse de cada um, se engajar em debates nos diferentes nichos e escrever recados nos murais dos professores e colegas. Entre as ferramentas específicas voltadas para a educação estão tradutores, calculadoras, e acessórios que servem como material de apoio. Existe ainda a Midiateca, em que podem ser inseridos vídeos, áudios, fotografias e textos sobre os assuntos estudados nas disciplinas, servindo como fonte de pesquisa.

Ainda no Portal do Aluno, o professor pode organizar os estudos da turma, inserir atividades a serem propostas nas aulas seguintes, de forma que o aluno possa se preparar antecipadamente e agendar avaliações. Os interessados em utilizar esse novo serviço devem acessar o www.portaldoaluno.org.br para fazer o cadastro
.

Postado por Assecom Educação às 13:07

Nenhum comentário:

Postar um comentário