terça-feira, 4 de outubro de 2011

13ª DIRED Apodi/RN participa da 34ª reunião da Anped



A diretora da 13ª DIRED de Apodi, Raimunda Ferreira Freire, juntamente com a coordenadora pedagógica, Silvana Pinto, e as Técnicas Fátima Custódio e Taninha Oliveira estão na capital do estado participando da 34ª Reunião Anual da Anped.





 

A Reunião Anual da Anped é considerada o maior encontro de Educação da América Latina. Foi aberta na noite do dia 2 (domingo) e se estenderá até do dia 5 (quarta-feira) no Centro de Convenções da Via Costeira, em Natal. Na abertura estiveram também presentes a presidente da Anped, professora Dalila Andrade Oliveira, o secretário executivo do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, o presidente do Conselho Nacional de Educação, Antonio Carlos Ronca, e a reitora da UFRN, Ângela Paiva. 

O evento reúne mais de 3 mil pesquisadores e professores universitários de várias partes do Brasil, da Europa, Estados Unidos e América Latina. O tema deste ano é "Educação e Justiça Social". Entre os conferencistas destacam-se a pesquisadora francesa Agnès Van Zanten que fala sobre o tema "Educação e Justiça Social", e a pesquisadora da Universidade de Londres, Eva Garmarnikow, que abordará o tema "Educação, (In) Justiça Social e Direitos Humanos: enfrentando as dificuldades numa globalização turbocapitalista". 


Betânia Ramalho fala na abertura da 34ª Reunião Anual da Anped (Associação Nacional da Pós-Graduação e da Pesquisa em Educação), representando a governadora Rosalba Ciarlini, e defende ação transformadora para mudar a realidade da Educação no país e no Rio Grande do Norte.



"Não haverá justiça social sem Educação Pública eficiente e de qualidade, e esta não atinge seu objetivo constitucional sem tornar-se, cada vez mais, formadora, humanitária, a serviço da cidadania, portanto socialmente justa. Nosso desafio é tornar isso realidade, ou seja, passar dos discursos à ação transformadora. Precisamos transformar uma realidade historicamente adversa que tem consolidado a idéia de fracasso da Educação Pública em toda sua extensão", afirmou a secretária estadual da Educação . 





 

A Reunião da Anped terá a apresentação de 300 trabalhos, 04 colóquios, 12 sessões especiais, e 13 sessões conversas. A Reunião também contará com encontros de entidades científicas e acadêmicas, ciclo de cinema, discussões sobre políticas educacionais, e exposições.







Nenhum comentário:

Postar um comentário