quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Sebrae no Rio Grande do Norte e o Governo do Estado renovaram a parceria para reiniciar o Projeto Despertar



A parceria foi definida em reunião ocorrida entre a secretária Betânia Ramalho e o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, no gabinete da SEEC, Centro Administrativo do Governo do Estado, em Lagoa Nova. 
A diretora da 13ª DIRED e sua equipe pedagógica participou  do workshop que aconteceu  no auditório do Sebrae, em Natal, neste dia 09 de agosto, onde foi detalhada as ações do projeto Despertar para os novos gestores das Regionais de Ensino.



O Projeto Despertar oferece a oportunidade para o estudante do Ensino Médio se tornar um jovem empreendedor, capacitado para enfrentar o mercado de trabalho e ter sucesso profissional.



Raimunda Ferreira Freire, diretora da 13ª DIRED, representou as demais DIRED`S no evento e em sua fala ressaltou a importância desse projeto para nossas escolas. “O Projeto Despertar é importante porque cumpre dois objetivos: se alinha à missão do Sebrae que é disseminar o empreendedorismo, fomentando o futuro dos negócio, abrindo novos olhares e ajudando a iniciativa privada e em contra-partida consegue atender a uma outra demanda que é a responsabilidade social”.

Escolas Estaduais envolvidas
Em sua VIII edição, o Projeto Despertar irá atingir a 105 municípios e 180 Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, e terá a participação de 4.500 alunos. Desde sua primeira edição, em 2003, o projeto já beneficiou a mais de 20 mil estudantes em todo o Estado.
O projeto tem o grande objetivo de preparar jovens cidadãos para ações efetivas e empreendedoras que venham a contribuir com as mudanças socioeconômicas nas suas comunidades. Jovens que se desenvolvam no campo profissional e atuem com desenvoltura, conhecimento e visão de futuro, no novo e competitivo cenário do mercado de trabalho.
O Projeto na Escola
Com o auxilio dos professores capacitados pelo SEBRAE, os alunos participam de palestras, aulas teóricas e práticas, realizando pesquisa de mercado, desenvolvendo plano de negócios para a concretização de seus projetos, visando a feira do Jovem empreendedor.
O projeto tem 96 horas distribuídas em aulas expositivas e dinâmicas de grupo. Serão tratados os seguintes temas: O cenário socioeconômico mundial, A importância da escolaridade no mercado de trabalho, O perfil do empreendedor, Elementos de qualificação, Atributos de empregabilidade, Atitudes e tendências, O plano de negócio, A atividade empreendedora como opção de carreira, Fatores que interferem na escolha da profissão, Plano de negócios e Feira do Jovem empreendedor.
A técnica pedagógica responsável pelo projeto, professora Vera Reis, da Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC, diz que o projeto enseja ao aluno novos horizontes, oferecendo a descoberta do seu potencial, trabalhando seus limites em busca de oportunidades visando à realização profissional e sua contribuição para a sociedade.
O Gestor Estadual de projeto do SEBRAE/RN, Antonio Carlos Liberato, ressalta o despertar de novas gerações, visando nas escolas públicas uma grande oportunidade para o mercado de trabalho através da capacitação de professores, tornando-os multiplicadores do empreendedorismo educativo.

Desde a concepção, o projeto já beneficiou mais de 21 mil estudantes com formação empreendedora. Dessa vez, serão contemplados 4,5 mil alunos de 105 municípios do Rio Grande do Norte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário