domingo, 21 de agosto de 2011


A diretora da 13ª DIRED, Raimunda Ferreira Freire e a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Fátima Feitosa participaram de uma reunião na UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) para receber as orientações sobre o projeto “Ciência Para Todos no Semi-Árido Potiguar”.

O projeto, que tem como coordenadora a Professora da Ufersa, Dra. Celicina Maria da Silveira Borges Azevedo, foi submetido aos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com colaboração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.
                                                    Professora Celecina Maria

Já aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, o Projeto objetiva
despertar nos alunos de ensino médio do semi-árido nordestino a curiosidade cientifica e realizar feiras de ciências nas diversas áreas do conhecimento, usando o método científico.
As inscrições estão abertas para alunos e professores do ensino médio de escolas públicas e privadas no âmbito das 12ª, 13ª, 14ª e 15ª DIRED`S do Rio Grande do Norte.
Cada projeto deve se inscrever com um professor orientador e 3 alunos.
Os melhores projetos ganharão 18 bolsas de estudo e 18 viagens para apresentar em âmbito nacional.
 O cronograma é dividido em cinco etapas. A primeira com a capacitação de professores, que já aconteceu seguida de oficinas de construção de projetos e visitas de acompanhamento aos trabalhos desenvolvidos. A segunda será a realização, das escolas, de suas próprias feiras de ciências e a escolha dos melhores projetos. A terceira etapa será a realização da feira de ciências a nível regional com os projetos selecionados na segunda etapa.

Por fim, as duas últimas etapas, em Mossoró, com a Semana de Ciência e Tecnologia, no mês de dezembro, dando início a quarta etapa. A Feira Estadual terá a participação de todos os projetos selecionados nas feiras regionais das quatro DIRED`s. A quinta e última etapa será a entrega das bolsas de Iniciação Científica Junior para os estudantes premiados, além da execução de um curso de Ciências para esses alunos.

No total, serão atribuídas 18 bolsas, onde dentre os critérios de escolha estão o uso do método científico, a criatividade e a relevância da pesquisa. A duração da bolsa será de 12 meses e, no final, os estudantes e professores premiados, bem como os coordenadores das DIREDs e a coordenadora geral do projeto receberão passagem aérea de ida e volta, para participação e apresentação dos projetos em Feira de Ciências de âmbito nacional.

Para maiores informações, procurar a coordenadora do Ensino médio da 13ª DIRED, Fátima Feitosa ou acesse o Site (AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário