segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 DE ABRIL DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL



Quem não conhece a imagem da boneca Emília, retalhos de tecido a constituir o corpo, cabelos vermelhos e boca desenhada? O criador da personagem mais célebre da literatura infanto-juvenil, Monteiro Lobato (1882-1948), empresta à data de seu aniversário, 18 de abril, para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil.
O dia foi escolhido pelo Ex presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.
Os personagens de Monteiro Lobato, sobretudo os do "Sítio do Pica-pau Amarelo", povoam o imaginário de crianças de diversas gerações brasileiras. "A Menina do Narizinho Arrebitado", lançado originalmente em 1920, foi o primeiro livro desta que é a mais conhecida criação do escritor.
Até 1948, data de sua morte, publicou em anualmente títulos dedicados às crianças e outros tantos ao público adulto, como "A Onda Verde", de 1921, e "América", de 1932.

Para os que estão interessados em conhecer e compreender melhor as obras infantis de Lobato há um título imperdível, vencedor do Prêmio Jabuti 2009 de melhor livro na categoria não-ficção: "Monteiro Lobato Livro a Livro". Organizado pelos pesquisadores Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini, a obra examina o percurso literário a partir de textos de professores sobre cada uma das obras infantis do escritor.
A observação da trajetória de Lobato retrata um comportamento bastante regular e sistemático: ele gostava de reescrever suas histórias, preocupado de modo especial com a linguagem. Não por acaso, o componente de sua literatura que mais o aproxima dos pequenos leitores.
"Um país se faz com homens e livros", a célebre frase de Monteiro Lobato explica como ele via a importância da leitura para a evolução humana. Emília, Cuca, Tia Nastácia, personagens que compuseram o imaginário coletivo de milhões de crianças, demonstrando que a leitura pode ser algo muito divertido!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário